domingo, março 25, 2007

Taybeh

Mais uma incursão (pacífica) à Cisjordânia, num taxi colectivo pelas estradas sinosas da Samaria: o muro, sempre, cabras e ovelhas a pastar nos montes, aldeias palestinianas aqui e ali, um ou outro colonato. Os colonatos são identificáveis pelo tipo de construção, toda igual e pelos telhados vermelhos (embora algumas casas palestinianas mais abastadas também usem telha, a arquitectura e o meio envolvente são diferentes).
O nosso destino desta vez foi Taybeh, a única localidade palestiniana 100% cristã. Cristã sim, mas de diferentes confissões, apesar de ter só 1500 habitantes. Existem três igrejas: católica grega, ortodoxa grega e católica romana. Parece que Jesus Cristo andou por lá com os discípulos antes da crucificação (eu sei que estar na Terra Santa e nunca ter lido a Bíblia para poder compreender melhor os sítios que visito é uma vergonha, mas há tanto para saber sobre as questões políticas que não há tempo para tudo. Confesso que quanto mais tempo cá estou, menos interesse - para dizer o mínimo - tenho pela religião, seja ela qual fôr).
Taybeh parece uma aldeia portuguesa. Lojas pequenas, pessoas que cumprimentam quando passa alguém, calma, muita calma, um padre católico muito prestável, uma vista deslumbrante...
No regresso, paragem obrigatória em Ramallah para almoçar falafel a 3 shekels (eu vou deixar de comer em Tel Aviv) e beber um chá acompanhado por morangos que um vendedor gentilmente nos ofereceu.

Sem comentários: