terça-feira, fevereiro 20, 2007

Slow food

O pequeno-almoço em Tel Aviv é o expoente máximo do seu estilo de vida, da arte do estar na qual todos os telavivenses são mestres. É uma refeição tão importante quanto as outras e, talvez por isso, servida o dia todo. Embora varie de café para café e, em cada um destes, existam versões diferentes, a base é quase sempre a mesma.
Ovos, que podem ser mexidos, estrelados ou em omelete, com folhas de menta, especiarias, cebola ou cogumelos. A tradicional salada do Médio Oriente, com tomate, pimento e pepino picados e bem temperados. Pelo menos dois tipos de pão, integral, branco, com nozes, às fatias, baguettes, bagels, croissants. Manteiga, doce de morango, maçã ou pêssego, pasta de atum, queijo branco, queijo feta, labaneh, pasta de pimento, azeitona (estes acompanhamentos variam consoante o lugar e a versão escolhida, mas nunca são servidos menos de três ou quatro diferentes, podendo mesmo chegar a seis). Sumo acabado de espremer, de laranja, toranja, limão com folhas de menta. Café, capuccino, expresso, americano, caffe latte.
Uma vez servido, resta-nos recostar na cadeira da esplanada, de modo a aproveitar melhor o sol e o calor, e saborear. Intercalar o doce com o salgado, a salada com o capuccino, o pão e compota com os ovos estrelados. E ficar eternamente a ver a vida passar.

1 comentário:

david santos disse...

Olá!
Ó Susaninha, em relação ao almoço, tudo bem. Parece-me não se comer nada mal em Israel. Já em relação ao "Não vá eu ser investigada pela Mossad...", a coisa pia mais fino!
Bem, só posso fazer votos para que nada disso seja necessário, mas... essa gente de "mossades" não é flor que se cheire.
De qualquer forma, a mim compete-me desejar-te um bom resto de fim-de-semana.
Abraços