quarta-feira, novembro 29, 2006

Portugal? What is it?

Hoje, uma inglesa, que não trabalha propriamente na caixa do supermercado, perguntou-me se nós (leia-se Portugal) também celebramos o Natal. Deve pensar que os mouros ainda estão na península. Este episódio junta-se a uma série de outros do mesmo género, como a senhora que pensava que Portugal era a capital de Espanha ou o polícia que me perguntou "Em Portugal fala-se...espanhol, não é?".
Das duas, uma:
Ou há uma conspiração mundial para retirar Portugal dos manuais escolares,
Ou há algo de errado na política de promoção do país no estrangeiro. Parece que o futebol não tem chegado para tudo. Nem os anúncios aos campos de golf do Algarve na CNN que, se não me engano, nem chegam a mencionar Portugal. Fazem-me lembrar o tempo em que os nossos monarcas eram Reis de Portugal e dos Algarves. Bem, desde que eu nunca chegue a ver anúncios aos campos de golf do Alentejo...

6 comentários:

Furão disse...

Não é só com Portugal não menina. Acho que é uma campanha contra todos os países de língua portuguesa.

Se você perguntar a essas personalidades o que eles conhecem do Brasil: Pelé, Gisele e Ronaldo já são elementos demais para uma resposta.

Epa! Não se esqueça do que eu te ensinei: teus monarcas, quando fugiram ao Brasil, renomearam seus domínios para Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves!!

PS: E não é que outro dia conheci um professor da Universidade do Minho e ele esta a falar que há um campo de golfe não muito longe da de lá? (Pois!)

Leandro Luis :)

Tauro disse...

Cabe às pessoas que vivem fora do país, tentar dar a volta por cima e explicar quem realmente somos.:)

francisco luís meireles disse...

Belissimo o teu trabalho a promover o nosso país e as suas belezas naturais...

Beijo!

francisco luís meireles disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Su disse...

Tenho feito os possíveis para não deixar o país mal visto!

Dulce disse...

Lamentavelmente, não é preciso ir muito longe para constatar o que a Susana constatou: que a palavrinha "Portugal" não diz muito a muito boa gente por esse Mundo fora.

Eu, que estou por terras andaluzas, socializo diariamente com pessoas dos quatro cantos do Mundo e ouço barbaridades quando se trata de falar do meu país ou do povo a que pertenço...

Reconheço que somos "pequeninos" qb, reconheço que ainda há muito a fazer para que se melhore a imagem do nosso país... mas parece-me que há uma certa ignorância por parte de muitas dessas pessoas...

A título de exemplo, há países que não me atraem minimamente, que não estão mais bem vistos que nós, que tão-pouco se auto-promocionam como Potugal tem vindo a fazer... ... e não é por isso que eu não sei qual a sua capital, que língua falam, que costumes têm...etc.

Acho que é uma espécie de falta de vontade em saber "quem é quem"... o que no fundo, não é mais do que ignorância!