Hoje, uma inglesa, que não trabalha propriamente na caixa do supermercado, perguntou-me se nós (leia-se Portugal) também celebramos o Natal. Deve pensar que os mouros ainda estão na península. Este episódio junta-se a uma série de outros do mesmo género, como a senhora que pensava que Portugal era a capital de Espanha ou o polícia que me perguntou "Em Portugal fala-se...espanhol, não é?".
Das duas, uma:
Ou há uma conspiração mundial para retirar Portugal dos manuais escolares,
Ou há algo de errado na política de promoção do país no estrangeiro. Parece que o futebol não tem chegado para tudo. Nem os anúncios aos campos de golf do Algarve na CNN que, se não me engano, nem chegam a mencionar Portugal. Fazem-me lembrar o tempo em que os nossos monarcas eram Reis de Portugal e dos Algarves. Bem, desde que eu nunca chegue a ver anúncios aos campos de golf do Alentejo...
6 comentários:
Não é só com Portugal não menina. Acho que é uma campanha contra todos os países de língua portuguesa.
Se você perguntar a essas personalidades o que eles conhecem do Brasil: Pelé, Gisele e Ronaldo já são elementos demais para uma resposta.
Epa! Não se esqueça do que eu te ensinei: teus monarcas, quando fugiram ao Brasil, renomearam seus domínios para Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves!!
PS: E não é que outro dia conheci um professor da Universidade do Minho e ele esta a falar que há um campo de golfe não muito longe da de lá? (Pois!)
Leandro Luis :)
Cabe às pessoas que vivem fora do país, tentar dar a volta por cima e explicar quem realmente somos.:)
Belissimo o teu trabalho a promover o nosso país e as suas belezas naturais...
Beijo!
Tenho feito os possíveis para não deixar o país mal visto!
Lamentavelmente, não é preciso ir muito longe para constatar o que a Susana constatou: que a palavrinha "Portugal" não diz muito a muito boa gente por esse Mundo fora.
Eu, que estou por terras andaluzas, socializo diariamente com pessoas dos quatro cantos do Mundo e ouço barbaridades quando se trata de falar do meu país ou do povo a que pertenço...
Reconheço que somos "pequeninos" qb, reconheço que ainda há muito a fazer para que se melhore a imagem do nosso país... mas parece-me que há uma certa ignorância por parte de muitas dessas pessoas...
A título de exemplo, há países que não me atraem minimamente, que não estão mais bem vistos que nós, que tão-pouco se auto-promocionam como Potugal tem vindo a fazer... ... e não é por isso que eu não sei qual a sua capital, que língua falam, que costumes têm...etc.
Acho que é uma espécie de falta de vontade em saber "quem é quem"... o que no fundo, não é mais do que ignorância!
Enviar um comentário