quarta-feira, novembro 29, 2006

Portugal? What is it?

Hoje, uma inglesa, que não trabalha propriamente na caixa do supermercado, perguntou-me se nós (leia-se Portugal) também celebramos o Natal. Deve pensar que os mouros ainda estão na península. Este episódio junta-se a uma série de outros do mesmo género, como a senhora que pensava que Portugal era a capital de Espanha ou o polícia que me perguntou "Em Portugal fala-se...espanhol, não é?".
Das duas, uma:
Ou há uma conspiração mundial para retirar Portugal dos manuais escolares,
Ou há algo de errado na política de promoção do país no estrangeiro. Parece que o futebol não tem chegado para tudo. Nem os anúncios aos campos de golf do Algarve na CNN que, se não me engano, nem chegam a mencionar Portugal. Fazem-me lembrar o tempo em que os nossos monarcas eram Reis de Portugal e dos Algarves. Bem, desde que eu nunca chegue a ver anúncios aos campos de golf do Alentejo...

Hoje o meu ego está aqui


terça-feira, novembro 28, 2006

Nervoseira

Estava eu toda contente (eu passo a vida assim, toda contente) no controlo do sitemeter (porque eu agora com isto sinto-me a verdadeira Big Sister) quando vejo que estou a ter uma grande audiência e que todos vinham do Combustões. Demorei a perceber o que se passava porque eu sou um bocado pata nestas novas tecnologias, até que finalmente...
O senhor do Combustões escreveu este post sobre mim (parece-me que também já conhece o truque do sitemeter). Pronto, foi a nervoseira completa! O senhor não só me faz um elogio como me coloca no mesmo post que a Miss Pearls, a Bomba Inteligente e a Senhora Sócrates!!!!
Não estão bem a ver. O Combustões é dos meus blogs preferidos e ainda hoje votei nele numa sondagem qualquer.
Ainda estou corada!
Obrigada Sr Combustões.
Actualização: agora também já a Miss Pearls fala sobre mim. Eu já não estou corada, estou vermelha que nem um pimento!
Actualização 2: mas isto tudo graças ao Apaniguado, que foi quem me deu a conhecer ao mundo (foi mesmo?).
Actualização 3: agora no Corta-Fitas. Borboletas no estomâgo.

O que eu quero pró Natal III

Esta maravilhosa colecção do melhor humor.
Para rir à gargalhada com qualidade.
Please, please, please...

Sobre o Papa e a Turquia

Ler o post do Combustões.
Para que hei-de escrever quando há alguém que o faz melhor que eu?

segunda-feira, novembro 27, 2006

Já sei quem foi...


... e não estava nada à espera!
O filme é bom, mas não me pareceu genial.
A série é, de longe, muito melhor.

domingo, novembro 26, 2006

Guerra Fria?

A Scotland Yard está a investigar a morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko. As suspeitas (e acusações) apontam para o governo russo e, em especial, para o Presidente.
Aparentemente ainda ninguém avisou o Sr Putin, ele próprio antigo espião do KGB, que a Guerra Fria já acabou. Se calhar os colaboradores dele criaram um mundo imaginário, inspirado no GoodBye Lenin, para o senhor não sofrer um choque com a notícia. Ou então somos nós que pensamos que lá por o muro de berlim ter caído a Guerra Fria acabou e andamos enganados.
A verdade é que, na morte de Litvinenko, a responsabilidade de Putin parece demasiado óbvia. Quais seriam os motivos? Porque não matá-lo de uma só vez, em lugar de lhe provocar uma morte lenta que lhe permitiu fazer as acusações que quis e, talvez, revelar segredos de Estado? Não será demasiada coincidência esta morte ter ocorrido nas vésperas de um encontro de Putin com Chefes de Estado europeus? Parece-me que será subestimar a inteligência de Putin.
Apesar disso, importa não esquecer duas coisas fundamentais:
A primeira é o comportamento da Rússia e as suas implicações para a segurança internacional. A democracia russa deixa muito a desejar e os sinais não são de melhora, pelo contrário: Putin governa com mão de ferro, pronta a esmagar quem se opõe a ele. Continuam a ter lugar assassínios misteriosos (como o da jornalista Anna Politkovskaya). A Rússia continua a controlar muitas das antigas repúblicas soviéticas (veja-se o caso da Bielorússia) e a ameaçar as que lhe fogem ao controlo (Ucrânia e Geórgia, por exemplo). E, mais uma vez à semelhança do que se passava durante a Guerra Fria, a Rússia ter contribuído para a inoperância do Conselho de Segurança, como tem sido no caso do Irão. O eixo atlântico e, especialmente a Europa, têm fechado os olhos a estes sinais evidentes, por causa da grave dependência energética.
A segunda é que, se se confirmar que o governo russo não tem nada a ver com esta morte, não é bom sinal na mesma, porque demonstra que produtos radioactivos estão a fugir (ou já fugiram há muito tempo) do controlo das autoridades estatais.
Em todo caso, não podemos esquecer que o novo filme do Bond, James Bond, acabou de estrear. Isto afinal pode ser tudo um belo golpe de marketing para estimular o interesse do público pela espionagem internacional. Raios partam o capitalismo!

sexta-feira, novembro 24, 2006

Ao que uma pessoa está sujeita!

Ia eu pela rua toda contente com a minha mala de rodinhas para a lavandaria quando, de repente, levanto os olhos do chão e me deparo com uma vagina à minha frente. Sim, uma vagina! Escancarada!!! E completamente depilada, não fosse eu pensar que eram umas cuecas pretas! Uma mulher que anda sempre a vaguear por estes lados, com cara de 70 anos, corpo de 30 e roupa de 15, ou seja, uma mini saia escandalosa e, por sinal, sem mais nada por baixo, resolveu levantar a perna e pousá-la num muro, para fazer um exercício de strenching. Logo quando eu ia a passar!
Não tenho nada contra vaginas. Eu própria tenho uma e estou satisfeita. Mas daí a eu andar na rua e ver uma escancarada à minha frente! Via-se tudo! Até tenho arrepios! Ainda por cima sendo de quem era!
Fiquei de tal modo perturbada que nem consegui pôr a máquina de lavar a funcionar e ainda perdi 12 shekels à pala do trauma!
Só em Tel Aviv! E em pleno Shabbat! Já não há respeito pelo dia santo! Estão as famílias a sair de casa para ir à sinagoga, no seu melhor fato domingueiro (neste caso será mais "shabbateiro"), para isto! Em Jerusalém, cidade três vezes santa e resguardo dos bons costumes, estas coisas não acontecem.
Até devo ter pesadelos esta noite! Credo!

quinta-feira, novembro 23, 2006

Vou tornar-me uma pessoa séria

Tomei uma decisão importante na vida: quero um namorado. Um namorado, um marido, uma relação a longo prazo, o que queiram chamar. Não, não enlouqueci. O facto é que os casais têm uma vida sexual muito mais frequente que os solteiros. É verdade que quem é livre tem uma vida menos rotineira, experimenta mais (ou não), tem histórias mirabulantes (eu que o diga!), mas atravessa inevitavelmente períodos de seca, sejam eles maiores ou menores.
E um fuckbuddy não é solução.
Eu não estou para isso. Faz mal à saúde. A minha pele ressente-se, fica macilenta. Nããã... Vou arranjar um moçoilo, bom rapaz e competente. Sim, porque se é a longo prazo não posso andar com um trapalhão. Vou investigar as possibilidades.
P.S.: Convinha-me encontrar alguém antes de dia 22 de Dezembro para poder contribuir para a paz mundial, não estivesse eu numa zona tão problemática. Eu só não sei é quem teve a ideia de escolher logo o dia em que viajo para Portugal. Mas sempre dizem que um orgasmo num avião é mais intenso...e a viagem é tão longa e aborrecida...huuummmm...

quarta-feira, novembro 22, 2006

Descubra as diferenças

Kylie Minogue 1989 (em cima)
José González 2006 (em baixo)

Basta um pouco de alma e bom gosto para mudar tudo.

terça-feira, novembro 21, 2006

Objectivos Profissionais

O mais importante objectivo profissional para mim não será chegar a SG das NU, Sra Pesc ou coisa que o valha. Será ter autonomia profissional suficiente que me permita não ter horários, poder chegar ao emprego ao meio-dia mesmo que isso signifique ficar a trabalhar até à meia-noite, poder ler dossiers no sofá de casa em vez de estar sentada à secretária no escritório, adaptar o meu trabalho ao meu ritmo.
Sempre me disseram que acordar cedo era uma questão de hábito, que eu me havia de acostumar. MENTIRA! Piora de dia para dia e eu já não aguento o som do meu despertador. E ai de quem me chame preguiçosa!

segunda-feira, novembro 20, 2006

Doggy Bag

Os israelitas são as pessoas mais despreocupadas do mundo, por mais incrível que pareça, embora volta e meia também lhes dê para desbaratinar. Aquilo que, no princípio, eu achava que era só despreocupação, começo agora a compreender que também é muito de "estou-me a cagar", mas adiante.
Uma das coisas mais engraçadas desta descontracção é o famoso doggy bag. Em Portugal, seria impensável pedir para levar para casa o resto que não se comeu no restaurante. Aqui, não só é comum, mesmo nos restaurantes mais hip, como são os próprios empregados a sugerir. Isto porque as doses são industriais e eles ficam muito tristes quando pensam que não acabámos porque não gostámos (mas ficam mesmo desiludidos!).
Ora e porque o que primeiro se estranha depois se entranha, eu também já aderi ao doggy bag e bem que me soube o almocinho do dia seguinte.
Preparem-se para passarem umas belas vergonhas comigo em Portugal, quando eu nos restaurantes pedir o Doggy Bag.

2 notas

  1. Ontem eu estava chique e ao nível do mais exigente protocolo de Estado.
  2. Hoje, para além de chique, vou também estar gira. Mas GIRA! Vestido lindo, sapatos giríssimos e um belo batôn vermelho (comprei 3 e agora não sei qual leve; sim 3, entusiasmei-me). Verdadeiramente Drop Dead Gorgeous.

Reportagem dos acontecimentos amanhã.

sábado, novembro 18, 2006

Qualidade de vida é...



...ir para a praia a meio de Novembro, de t-shirt e pés no mar.

sexta-feira, novembro 17, 2006

O que eu quero pró Natal II

Não desfazendo o Seinfeld, que é a melhor série cómica de sempre, o Sexo e a Cidade e o Gato Fedorento, o Coupling é a série que me faz verdadeiramente rir às gargalhadas, Laughing Out Loud! Em todos os episódios!
A colecção em DVD é muito bem-vinda.

Professor Mário Sottomayor Cardia

Acabei de ler que faleceu o meu antigo professor de faculdade Sottomayor Cardia. Embora não tenha sido surpresa, não deixa de ser estranho e triste ouvir falar da morte de alguém que costumava ver a atravesar o pátio da FCSH (confesso que não era muito assídua às aulas dele). Não gostava dele enquanto docente, mas nunca deixei de lhe reconhecer mérito intelectual e "good will".

quinta-feira, novembro 16, 2006

Alternativas, não?

Editorial do Yedioth de hoje:
"It is astounding to discover again and again, in the era of the Arrow and Shihab missiles which can hit with precision from a distance of thousands of km, that there is still no answer to the relatively primitive pipe known as Qassam.
Israel spends billions [...] in order to protect the State with the best of the sophisticated equipment, and behold, it doesn't have a suitable answer to the rockets [...]. How can this be? But there isn't. Just like there isn't an answer to the suicide terrorist and to the car bombs in Bagdad.
This is precisely the problem in the combating of terror: the more primitive the terror means, so is it more difficult to harm them. Therefore terror is the successful weaponry of the weak.
Those demanding to "erase Gaza", to devastate neighborhoods, to fire artillery at houses, it should be said: We've already tried everything."
38 anos de ocupação não evitaram o terrorismo.
A retirada unilateral, tipo "daqui lavo as minhas mãos e vocês agora amanhem-se", tanto do Líbano como de Gaza, não evitou mais problemas.
10 meses de constantes bombardeamentos e morte de civis não evitaram os Qassams.
Não estará na hora de pararem com as soluções militares e evoluirem um pouco mais?

E assim se começa bem o dia

Logo de manhã, ainda eu sonolenta e sem café, apareceu um senhor no elevador e disse que, ao ver um sorriso tão bonito como o meu, já estava a começar bem o dia. Ele com o meu sorriso e eu com o elogio dele.

quarta-feira, novembro 15, 2006

ALERTA: Preservativos falsificados

Segundo notícia do Público, podem aparecer em Portugal preservativos falsificados. Tenham lá cuidado com estas coisas que nem todas as doenças têm cura e eu ainda não estou preparada para ser tia. Usem outras marcas ou pratiquem a abstinência, tanto quanto puderem.
Cá eu é que não tenho que me preocupar com estas coisas...desde que perdi uma caixa quase cheia de preservativos XL que não tenho tido sorte. E o que eu gostava de olhar para a fita métrica da embalagem e saber que um dia já tinha sido abençoada (ou não estivesse eu na Terra Santa)...

terça-feira, novembro 14, 2006

Alma Gémea

Há tempos fiz um teste online - Se fosse uma personagem do Sexo e a Cidade, qual seria? O resultado foi a Carrie, o que não é de admirar porque quase toda a gente se identifica com ela. Mas atentarmos melhor à minha vida, podemos descobrir mais pontos em comum: a Carrie levou uma tampa através de um post it escrito a meio da noite, eu levei uma tampa através de uma sms às duas da manhã; a Carrie andou com um gajo que tinha ejaculação precoce e eu... também. Como se isto tudo não bastasse, no episódio deste fim-de-semana do Sexo e a Cidade aqui na tv local, a Carrie foi assaltada no meio da rua e, como sabem, eu também!!!
Humm, começo a desconfiar que somos almas gémeas...ou então sou eu a fazer filme, ainda estou perturbada com o assalto.
Mas se, quando eu chegar à idade dela, viver em NY, tiver os mesmos Manolos que ela e ainda me aparecer um Mr Big, as perspectivas não são más, pois não?

sábado, novembro 11, 2006

BUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH

O dia apresentava-se perfeito: estava sol, calor de outono, o povo na rua. Fui a pé até Jaffa com uma amiga para irmos comer uma shakshuka num restaurante giríssimo. A refeição estava óptima e a esplanada convidava a ficar ainda um bom par de horas, às quais se seguiriam umas voltinhas pela parte velha da cidade.
Mas como nada é perfeito nesta vida, passou um filho da puta de bicicleta e roubou-me a carteira. Telemóvel, chaves de casa, óculos de sol e porta-moedas com TODOS os documentos, incluindo cartões de crédito!!!!
Claro que podia ter sido pior: não tinha levado o iPod, o passaporte está no MNE, os óculos eram ranhosos. O assalto não foi violento. E fui num jipe da polícia militar com um agente e metralhadora em punho à minha frente. Senti-me a ser evacuada de um cenário de guerra. Mas custa-me ter perdido umas sms que tinha gravadas no tlm, todos os números de telefone, o porta-moedas que tinha comprado em Istambul e que tinha toda uma história por trás... e irrita-me solenemente imaginar que alguém, que ainda por cima me fez "mal", esteja a ver as minhas fotos e que saiba um bocadinho da minha vida através dos cartões que eu tenho.
Estou triste.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Ninguém tem mão neles III

Apareceu escrito na parede de uma sinagoga em Tel Aviv:" Se não pudermos marchar em Jerusalém, vocês não poderão andar em Tel Aviv." *
Isto ainda vai dar asneira.

*Um dia, eu faço uma reflexão sobre as diferenças entre Tel Aviv e Jerusalém.

Depois admiram-se

Claro que depois das mortes em Beit Haoun, o Hamas e a Fatah já anunciaram que vão "atacar" Israel. Os alertas de atentados terroristas estão ao máximo. Pela primeira vez, pediram-me passaporte para entrar num centro comercial. Nem durante a crise no Líbano.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Apeteceu-me


No meio de tanta desgraça, um bocadinho de arte e cor.
Foto de David Lachapelle.

terça-feira, novembro 07, 2006

Ninguém tem mão neles II

Não é um Irão nuclear. Não são as milícias armadas e os grupos terroristas que abundam na região. Não é a desproporcionalidade dos ataques de Israel. Não é o facto do Líbano ser um Estado falhado. Não são as estúpidas políticas da administração norte-americana. Não são os regimes despóticos e corruptos. Não são os colonatos na Cisjordânia. Não é a Síria que está morta por entrar em guerra com Israel. Não é a grave crise humanitária em Gaza. Não são as constantes violações dos Direitos Humanos e do Direito Humanitário Internacional. Não é a intolerância e o fundamentalismo religioso.
Não, meus senhores, nada disto. O que pode realmente desestabilizar todo o Médio Oriente é a Parada Gay em Jerusalém!!!!!
Isto a acreditar nas palavras do Ministro da Indústria, Comércio e Trabalho do governo israelita, das quais eu transcrevo algumas pérolas:
"Why didn’t those people try and hold the parade in Mecca or at the Vatican? This is an explosive belt which could shake the entire Middle East."
"Those marchers are hurting the sanctity of Jerusalem, and only for spite. I heard the claim that they will hold a limited parade. There is no such thing as limiting the impurity and limiting the affliction. Such a parade will lead to social, worldwide destruction."
"All the great people of Israel whom I speak to cannot sleep at night because they are so worried. "
Ora, parece-me é que a Parada Gay ainda vai é levar à paz entre as religiões, porque como o próprio senhor diz, "The resistance against the abomination parade is shared by parties, nations and religions".

O que eu quero pró Natal

Ora, sabendo eu que o Natal se aproxima a passos largos, que por todo esse Portugal e Espanha os centros comerciais já estão decorados e que até aqui eu já vi à venda postais de Natal, não quero que alguém vá "espancar" o cartão de crédito nas lojas e se esqueça de mim.
Vou iniciar a rubrica "O que eu quero pró Natal". Só para dar umas sugestõeszitas. Aqui vai a primeira sugestão:
Na continuação da minha febre pelos acessórios para o iPod, eu queria THE ULTIMATE iPod ACESSORY: o iBuzz!!! Qualquer pessoa com um iPod devia ter uma coisa destas! Ainda por cima só custa 29.99 £ e pode comprar-se on line.
Please, please, please!!!
Ai o que gostava de um iBuzz...

The Israeli mood nowadays

Yitzhak Rabin foi assassinado há onze anos. Nas cerimónias de recordação, David Grossman, um conhecido pacifista israelita que perdeu o filho durante a crise do Líbano no Verão, fez este magnífico discurso. Ele descreveu na perfeição o estado de alma da maioria dos israelitas neste momento, depois de anos de conflito com os palestinianos, dos falhanços no Líbano e em Gaza, da entrada de Lieberman na coligação governamental.
O discurso devia ser lido por muitos judeus na diáspora, mais papistas que o Papa, que pensam como o Daniel Pipes e que acham que podem dar lições de moral e condenar os israelitas, cada vez que eles pensam em ceder um bocadinho em direcção à paz. Quando se mora do outro lado do mundo, quando não se tem que cumprir o serviço militar e dar o corpo ao manifesto na guerra, quando não se tem filhos a morrer em combate e se tem um passaporte estrangeiro que permite fugir do país à queda do primeiro rocket, é muito fácil dizer que Israel tem que continuar a lutar.
E, já agora, também por todos aqueles que julgam os israelitas pelos seus políticos e pensam que são todos uns monstros frios e calculistas.
Difícil é viver aqui.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Ninguém tem mão neles



Será uma imagem de Damasco depois da polémica dos cartoons dinamarqueses? Não. Será de Nablus depois das palavras do Papa? Não. É Jerusalém, ontem à noite, depois de ter sido autorizada a Parada Gay na cidade. Os judeus ultra-ortodoxos juntaram-se num protesto contra a Parada, que degenerou nisto. Ruas cortadas, contentores do lixo e pneus queimados, mais de vinte judeus Haredi presos.

A Parada Gay costuma realizar-se em Tel Aviv, a cidade onde tudo é permitido e onde os homossexuais podem assumir-se sem problemas. É vê-los à sexta feira à tarde a desfilar pela Sheikin e a Dizengoff, as ruas mais fashion. Mas, desde o ano passado, a organização resolveu que a marcha deve realizar-se em Jerusalém. E bem.

Jerusalém tem estatuto de cidade internacional pela importância que tem para as três religiões monoteístas. É, aliás, o centro da discórdia deste conflito. Em 1967, depois da Guerra dos Seis Dias, Israel anexou unilateralmente Jerusalém oriental que, na altura estava sob o domínio jordano, e que é reivindicada pela Autoridade Palestiniana (até porque ainda lá vivem centenas de milhares de palestinianos). Desde então e à revelia da Comunidade Internacional, que apenas reconhece Tel Aviv como capital (daí as embaixadas estarem aqui), o governo israelita considera Jerusalém como a capital eterna e indivisível do país e aí estabeleceu todas as instituições estatais, como o parlamento.

Ora, se Jerusalém é para os israelitas a capital do país, então todos os cidadãos, sem excepção, terão direito a manifestar-se na sua capital, em frente às instituições que querem pressionar. Será provocação? Será, sem dúvida. Mas a provocação faz parte da liberdade de expressão, num país que tanto se diz democrático e de cariz ocidental.

Parece que há muito boa gente que ainda não compreendeu isto. Quando a Parada se realizou o ano passado, três pessoas foram esfaqueadas por um judeu ultra-ortodoxo. Este Verão, quando foi novamente marcada para Jerusalém, circularam pela cidade flyers que davam uma recompenda de 2000 shekels (mais ou menos 350 euros) por cada gay morto. Pela primeira vez, as três religiões que, como se sabe passam a vida em guerra, uniram-se no protesto contra a Parada.

Afinal, o desrespeito pela diferença, a ignorância e a violência não são exclusivo dos fundamentalistas islâmicos. Há, por aí, muito fundamentalismo de outras religiões.

domingo, novembro 05, 2006

sexta-feira, novembro 03, 2006

A explicação sociológica

Aqui está uma possível explicação para a minha necessidade cons- tante de sair do país, para o facto de não conseguir sequer perspectivar um futuro em Portugal. Não será com certeza por razões económicas (esta é, aliás, a primeira vez que sair do país me faz ganhar dinheiro em vez de o gastar), nem políticas (apesar de eu ter ponderado pedir asilo político a França quando o Santana Lopes se tornou PM). Será por motivos culturais, pela necessidade de ver mais, de ver diferente, de crescer, pessoal e intelectualmente.
Portugal é demasiado pequeno, demasiado homogéneo, demasiado conservador, no pior sentido. E basta olhar para Espanha e para a quantidade de portugueses que para lá se estão a mudar, para perceber que os Pirinéus já não servem de desculpa para o atraso cultural do país.
Ir a Portugal, ou melhor Coimbra, será sempre ir a casa, mas não acredito que mais alguma vez seja para voltar para casa.
Se, depois de tantas Revoluções, Portugal continua sem se abrir ao mundo e ao novo, será que resta esperança?

quinta-feira, novembro 02, 2006

Primeiras, Primeiras



Segundo esta noticia, este pedaço de mau caminho está outra vez solteiro e bom rapaz.
As horas que eu deambulei pelas ruas de São Paulo a sonhar que o encontrava....e ele agora por lá à solta e eu aqui enfiada em TA.
Já o estou a imaginar a desfilar na Avn Paulista. Ainda me dá a louca e apanho o primeiro avião para Guarulhos.
Coisa boa! Era uma tarde e pêras! Principalmente agora que eu tomei a importante decisão de não me meter mais com homens abaixo de 31 anos. Never again!