terça-feira, outubro 31, 2006

In English, just for you

Life in TA is pretty quiet now: not going to the beach anymore, the rain has started and even Lima Lima has been quite empty. But TA is always TA and there are some new hip places. Hilde is here. I've been hanging out with her a lot.
As my main audience is Portuguese, I can't keep writing in English. So, if you really want to read all about my plans to solve the conflict and other very interesting stories, you should consider lauching an international lobbying campaign in order to change the official language of my blog. In the meanwhile, you can visit it every time you miss me. Just look at my picture and imagine me saying Parlame de calcio, per favore. ;-)

segunda-feira, outubro 30, 2006

Ora e cá vamos nós outra vez

Pela enésima vez, Abbas ameaçou o Hamas com a dissolução do governo. Ontem foi mais categórico e disse mesmo que, senão houver um governo de unidade nacional em duas semanas, acabou-se o que era doce (se bem que para o Hamas nunca nada foi doce depois de ter chegado ao poder).
Pelas minhas contas, quer dizer que, lá para o dia 12 de Novembro, teremos novidades. Isto, se nos fiarmos nas palavras do senhor. O que, se atentarmos ao historial das suas ameaças, equivale a acreditar no Pai Natal, na cegonha, nos deuses gregos, romanos, vikings...todos ao mesmo tempo.
Vamos ver se é desta que eu passo a véspera de Natal ao pé da chaminé.

domingo, outubro 29, 2006

Pequenos nadas

Há cidades e há Paris.
Há lojas e há a Colette.
Há sites e há o Colette.fr.

Paris me manque.

Who killed Laura Palmer?

Continuo sem saber.
Ver o Twin Peaks é como ter um daqueles almoços deliciosos que duram uma tarde inteira e que os deixam de barriga cheia, mas onde falta o quadradinho de chocolate no fim, para rematar. Caso contrário, ficamos desconsolados e com vontade de mais.
Já que não há o DVD da 2ª série (que parece que é um fiasco), resta-me esperar pelo Natal para ver Os últimos sete dias de Laura Palmer.

sábado, outubro 28, 2006

The Science of Sleep

Pode não haver Marie Antoinette, mas há Gael Garcia Bernal (que é um regalo para o olho), Charlotte Gainsbourg, Michel Gondry (o mesmo realizador do Despertar da Mente) e uma bela banda sonora, que eu já comprei (que querem, uma pessoa entusiasma-se na iTunes store).
O filme é meio louco e não tão bom quanto o Despertar da Mente, mas dá para soltar umas valentes gargalhadas e voltar para casa a pensar nele.


Je voudrais que quelqu'un m'attende quelque part

Hoje estou assim, melancólica. Apetecia-me ter alguém. Alguém que estivesse aqui na cama quando eu acordei. Alguém com quem estivesse enroscada no sofá a tarde toda. Alguém que estivesse debaixo das mantas comigo a ouvir a chuva e a aquecer o corpinho.
Deve ser do tempo: está a chover, a trovejar e as temperaturas estão a baixar.
Ou das doses industriais de Jose González, Iron and Wine, Diana Krall, Jamie Cullum e Seu Jorge.
Ou então é da TPM.
Isto já passa.

quinta-feira, outubro 26, 2006

I just love this country

Depois da comida kosher, da água kosher, da pasta de dentes kosher, dos utensílios de cozinha kosher, chegou finalmente o SEXO KOSHER! O rabi Boteach escreveu aquele que será com certeza o livro do ano para todos habitués do Muro das Lamentações: "Kosher Sex: a recipe for passion and intimacy".
Já imagino o novo certificado que as criancinhas vão ter que apresentar na escola: "Certifica-se que a elaboração desta criança foi supervisionada pelo Rabi Yorav".
Afinal temos sempre que ter cuidado com aquilo que levamos à boca, não é?

terça-feira, outubro 24, 2006

O carro dos meus sonhos


O carro dos meus sonhos está há 3 dias estacionado do outro lado da minha rua.
Será só para fazer inveja ou será que é um sinal?

segunda-feira, outubro 23, 2006

Guardiãs da moral e dos bons costumes

Este tipo de pessoas é a coisa mais irritante e hipócrita ao cimo da Terra. E o pior é que elas estão por todo o lado e são de todas as nacionalidades. Eu concretizo:
Duas dinamarquesas estavam a comentar o facto de um amigo nosso, também dinamarquês, ter muito sucesso com as israelitas. Eu disse que o achava muito giro e por isso percebia a população feminina local. Ao que uma delas se apressou a dizer: "Pois, mas olha que ele tem namorada." Acaso alguém lhe perguntou alguma coisa? Acaso disse eu que queria ter alguma coisa com o rapaz? Acaso não deveria ser ele, que engata uma diferente todas as semanas, a ser relembrado que tem namorada? Acaso pensaria ela que, se eu estivesse mesmo interessada nele, desistiria só porque ela me lembrou da namorada?
A reacção da rapariga só me leva a pensar duas coisas: ela não tem vida própria e é ela quem está interessada nele, só que, ao dar uma de púdica e moralizadora, não consegue mais do ser amiguinha.
Se o rapaz trai ou não a namorada é um problema dele. Se eu quiser ter alguma coisa com ele (que já tive a oportunidade e recusei), tinha e ponto final.
Se as pessoas têm valores morais assim tão fortes, pois fico muito feliz por elas, mas que os guardem para si e não os tentem impôr aos outros.
Coitadinha, eu vou levá-la às Sisters cá do bairro para ver se a amargura lhe passa.

Parabéns iPod



O iPod faz hoje 5 anos. 68 milhões de pessoas fazem já parte da irmandade da melhor invenção do mundo, depois da música itself.
Pois eu e o meu pequenino vamos assinalar a data na iStore aqui do sítio. Vou oferecer-lhe um armband, que ele bem merece. E se ele continuar a portar-se assim tão bem, vai ter uma grande prenda de Natal!

domingo, outubro 22, 2006

No comments what so ever

Ontem um judeu (de raça e não de religião, como o próprio se define) disse-me que as ideias de Hitler estavam certas.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Chique que só eu!

Hoje dei uma de saudavelzinha e fui andar para a linha da praia. Estava eu na minha vidinha quando vou contra (mas literalmente contra, tipo uhps-e-agora-vais-tu-para-a-direita-ou-vou-eu-?) o Sven Goran Ericksson! Não estou a gozar, era o próprio! Até tinha discretamente 3 gorilas atrás.
Infelizmente, no momento não me ocorreu falar com ele e pedir o tlm do Ljundberg (eles devem conhecer-se, não?). E porquê? Pelo mesmo motivo pelo qual fui contra ele: tinha acabado de vir de ao pé de um italiano, ainda estava perturbada. Ai senhores, olhos azuis, barba de há 3 dias, sorriso colgate, fatos de corte impecável, mãos fantásticas...este cavalheiro dá um colorido especial a estas ruas. Ai ai...

Dia de mala

Ora, já acordei!
A mala chegou cheia de coisas que a mãezinha mandou para o recheio da Residência Oficial. Os senhores do Express mail andam muito generosos e até me enviam 4 kg em vez dos 2 permitidos por lei.
O melhor de tudo é que já tenho cafeteira de café e café a sério (este hoje está a ser um tema recorrente). Já não preciso de sair de casa ao fim-de-semana e pagar quase 2 euros + gorjeta de 10% (service is not included) por um expresso, please,what?, short, thanks.

Hoje estou assim


quarta-feira, outubro 18, 2006

Gaza em alerta

Da janela, acabei de ver dois helicópteros militares em direcção a sul. Algo se vai passar em Gaza.
O IDF (exército israelita) lançou ontem a maior operação militar no sul de Gaza, ao longo do corredor de Philadelphi, desde a retirada há um ano. Há rumores de que uma enorme operação terrestre estará a ser preparada.
Esperemos pelos próximos desenvolvimentos.

S'ils n'ont pas de pain, qu'ils mangent de la brioche...


Sua Alteza Real, a Rainha Marie Antoinette, é ansiosamente aguardada pela plebe expatriada em Terras de Israel.
Infelizmente, Sua Majestade só se deslocará à Terrae Sancta em visita oficial em Janeiro.
Restam as fotos, os trailers e a fantástica banda sonora para acalmar a fúria do povo pelo atraso da Rainha.

terça-feira, outubro 17, 2006

Momento Maria

Sou a favor da despenalização do aborto, mas sou contra um referendo.
Serei comuna?

domingo, outubro 15, 2006

Eu vou ser uma mulher feliz quando...



...este senhor me aparecer à frente, nestes preparos, e me sussurar ao ouvido "jar är din"*.
Enquanto isso não acontece, tenho que me contentar com as Sisters are doin' it for themselves.
*N. da T.: significa sou todo teu, em sueco.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA!!!!

PRESIDENTE ISRAELITA MOSHE KATSAV PODE VIR A SER ACUSADO DE VIOLAÇÃO.
A polícia israelita, após um longo inquérito, aconselha que o Presidente seja acusado de violação, fraude e má fé, para além de utilização de dinheiros públicos para comprar presentes para A, B, C (assim são chamadas as testumunhas/vítimas da alegada violação).
Isto já andava a ser falado antes da intervenção militar no Líbano, mas só hoje é que chegou ao auje!
Uma coisa é certa: aqui não há imunidades políticas, ao contrário de Portugal e França, por exemplo. Se fez aneira, é investigado e ponto final, não interessa o cargo.
A silly season acabou mesmo!

Será que é desta?

Parece que a silly season israelita acabou oficialmente ontem à noite. Ou assim espero eu!
Primeiro foi Agosto, em que toda a gente sai daqui por causa do calor e da humidades insuportáveis.
Depois, a vinte e tal de Setembro foi o Rosh Hashana, o ano novo judaico, e o respectivo dia e meio de feriado.
A seguir veio o Yom Kippur, o dia do perdão, que é o dia mais importante para a religião. Os judeus passam o dia inteiro (sendo que o dia deles começa ao anoitecer) a jejuar e a arrepender-se dos pecados cometidos durante o ano. Claro que em Tel Aviv, cidade do pecado, ninguém passa o dia em meditação, vão mas é todos passear para o meio da rua (uma vez que é proibido os carros circularem, eles tomam as ruas de assalto). Está tudo, mas literalmente tudo fechado e até os canais de tv deixam de emitir.
Finalmente, veio o Sukot, a festa dos tabernáculos. Dura 7 dias e comemora a generosidade e protecção de Deus, simbolizada através das frágeis cabanas que os judeus usavam no deserto. Durante Sukot, os judeus comem e os mais religiosos até dormem nessas cabanas. Não está tudo fechado, mas os bancos e os correios só trabalham até às 11h da manhã.
Vamos ver se isto agora começa a aquecer...

I'm singing in the rain


sexta-feira, outubro 13, 2006

Este país está um tédio

Eu bem gostava de contar coisas excitantes sobre Israel e os TOP, a situação política e coisas assim, mas não se passa nada. Há que tempos que as notícias não passam disto:
  1. O cabo Gilad Shalit ora está para ser libertado ora já não está.
  2. Os outposts e colonatos ora estão para ser evacuados ora já não estão.
  3. O governo de unidade nacional entre o Hamas e Fatah ora está iminente ora já não está.
  4. O Lieberman ora entra na coligação governamental ora já não entra.

Mas também...há mais pares de sapatos que livros aqui na Residência Oficial. Não se podia esperar um nível intelectual muito alto.

A grande novidade do dia é que está de Ramsin, um vento quente que vem do deserto e que impesta a cidade de uma névoa de areia. Conclusão: está um calor que não se pode e não convém abrir as janelas para não entrar areia. Felizmente, casa que se preze em Tel Aviv tem ar condicionado e a Residência Oficial até tem dois. Outra coisa não se esperaria da minha pessoa, claro!

Eu só não sei onde é que estava com a cabeça quando decidi viver num país onde fazem 30º em Outubro. Ai tão feliz que eu fui em Paris com chuva e neve e frio...

Parabéns, oh puto!

Muitos parabéns ao meu primo André Carapito que hoje faz 17 anos e amanhã dá o seu primeiro concerto!!!
E viva o melhor baterista do mundo! (só podia ser meu primo, claro!)

quinta-feira, outubro 12, 2006

Há dias em que um Estado não devia sair da cama

A Turquia está com galo hoje. Depois da França (conf post anterior), foi a Academia sueca a atribuir o Nobel da Literatura a Orhan Pamuk, escritor turco anteriormente acusado na justiça de "insulto aberto à nação turca" e perseguido pelos nacionalistas devido à sua defesa das causas arménia e curda.
Será isto um plano concertado* para sabotar a adesão da Turquia à UE?
Será que um Estado já não pode andar por aí descansadinho a violar os Direitos Humanos?
*ou conspiração (para os fans dos XFiles) ou cabala (para os admiradores de Ferro Rodrigues)

Afinal os ex até nem são inúteis de todo...

...principalmente quando ouvem boa música. Ora, o meu ex francês (o que durou mais tempo - em todos os sentidos) já me tinha iniciado em José González, que eu neste momento consumo em doses nada moderadas, e no clã Gainsbourg. Agora apresentou-me os Iron and Wine. Sim senhor, valem muito a pena, em especial a canção The Trapeze Swinger.
Em modo repeat...

"Negação do genocído arménio torna-se crime em França" (DD)

"Os deputados franceses adoptaram hoje um projecto de lei que prevê um ano de prisão para quem negar o genocídio arménio pelos otomanos na Guerra Mundial I [...]"
Presumo que a quase totalidade da população turca residente em França vá presa, bem como qualquer representante do governo turco, caso alguma vez se desloque em visita oficial à tão moralmente superior République Française.
Isto está lindo, está...

quarta-feira, outubro 11, 2006

Israel, relação de amor-ódio

A minha relação com Israel é de amor-ódio. Quando cá cheguei, há já 10 meses, o deslumbre foi total e passei mais de 6 meses em verdadeira estado de paixão. Mas como do amor ao ódio é um ápice, passei o último mês e meio a dizer I hate this country!!!!!.
Agora que já tenho casa e tvcabo e internet e conta bancária, já vejo as coisas mais calmamente.
De qualquer modo, Israel suscita em mim sentimentos extremos. No futuro, é muito provável que os meus postos se dividam em I love this country ou, pelo contrário, I hate this country.
É só para explicar...

Susaninha a brincar aos crescidos na Terra Santa...

Susaninha a brincar às religiões...

Susaninha a brincar às senhoras crescidas com fatos à executiva...

Susaninha a brincar aos médicos...

Susaninha a brincar ao Indiana Jones...